quarta-feira, 27 de junho de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


TÍTULO: CONHECENDO E EXPLORANDO MEU NOME. 

MODALIDADE ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO: Sequência Didática
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: Linguagens: Oral, Escrita e Leitura.

FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos (Pré).

TEMPO:  2 meses (2 vezes na semana).

ESPAÇO: Sala: Durante a roda de conversa – todo o grupo. No computador – em duplas. Demais atividades – pequenos grupos.

MATERIAIS: Crachá, alfabeto móvel, software Word, data show.

JUSTIFICATIVA:

Desde o início do ano muitas crianças estão ansiosas para escreverem seu nome “sozinhas” identificando suas produções. No computador, as crianças são curiosas para explorar as diversas possibilidades de utilizá-lo. A cada jogo descoberto é uma alegria. As experiências com a escrita serão também apreciadas pela crianças, pois o interesse é demonstrado a todo momento. Então a cada dia que passa aprendemos muitas coisas juntos, dando a oportunidade dessa construção ser feita pelos adultos e crianças em seu percurso.

OBJETIVOS:

  • Dialogar em diferentes situações do cotidiano.
  • Identificar  as semelhanças entre as letras do seu nome e a dos demais colegas.
  • Fazer tentativas de escrita do próprio nome.
  • Identificar a escrita do próprio nome.
  • Ampliar o repertório de conhecimento de letras.

DESENVOLVIMENTO:

  • Roda de conversa explorando algumas questões como:
-  Tamanho (quem tem o nome maior? E o Menor?).
-  Quem começa com a mesma letra?






  • Brincadeira com as sílabas dos nomes ( pronunciar o nome de cada criança, para cada sílaba falada, bater uma vez na perna e a outra uma palma).  
  •  
 

  • Montagem do nome com o alfabeto móvel, com auxílio do crachá, em pequenos grupos.
  •  
  • Tentativa de escrita do nome no papel sulfite e lápis preto, com auxílio do crachá. 


  • Escrita do nome, no programa Word, com auxílio da educadora.




  • Brincadeira no computador – Bingo ( Em duplas, no programa Word, a educadora escreve o nome das crianças, só que faltando algumas letras (vogais), e conversa com elas sobre isso, em seguida irá sorteando letras, para que as crianças que têm a sorteada completem seu nome). 



  • Fazer a chamada utilizando o Data show, onde cada criança irá escrever seu nome. 









AVALIAÇÃO:
Observação durante as atividades, se a criança interage durante a roda de conversa demonstrando conhecer seu nome, se identifica as semelhanças do seu nome com as letras dos colegas e através de registros no computador.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário